Os benefícios das fibras no nosso organismo

Todos nós devíamos ingerir entre 25 a 35 gramas de fibras por dia. Mas, talvez com a correria, o stress, ou simplesmente por ignorância, não o fazemos. As fibras ajudam a combater a prisão de ventre, a emagrecer, a controlar alguns distúrbios como a diabetes e o colesterol e ajudam a manter o intestino saudável.

Desta forma, há algum tempo decidi incluir mais fibras na minha alimentação, adicionei aveia, batata doce cozida, sementes de linhaça, amêndoas, cenoura e farinha de mandioca. Mas, após alguma pesquisa, encontrei algo que continha bastante fibra e muito menos calorias que as restantes: as cascas de psilio. E o que são as cascas de psilio ou psyllium? É uma fibra solúvel, feita a partir de cascas das sementes da planta Plantago e tem como principal foco a limpeza intestinal. Para além disso, estas fibras ajudam a emagrecer e a reduzir o risco de doença cardíaca. O psilio é muito bom também para evitar o cansaço excessivo e, como é uma fibra sem glutén, pode ser usada na culinária. Parece magia, não? Mas não é.

Tenho optado pelo gel de psyllium para substituir alguns ingredientes e, a última que fiz e venho aqui partilhar, foi pizza:

Ingredientes para a base:

  • 45gr de queijo
  • 25gr de farinha de aveia
  • 10gr de cascas de psilio
  • 2 ovos
  • 30ml de água

Modo de preparação: adicionar todos os ingredientes num recipiente, envolver e deixar a massa solidificar. Distribuam a mistura em forma de pizza e levem ao forno a coser durante durante 20 minutos (+/-, dependendo da potência do vosso forno). No topo coloquei queijo q.b, fiambre de peru e frango grelhado desfiado. voltei a colocar no forno durante uns 10 minutos e por fim polvilhei com óregãos.

Sem dúvida um opção saudável e saborosa, que certamente irei repetir.

E vocês, já conheciam o psilio? Já experimentaram adicioná-lo à vossa dieta?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s