Quais os efeitos do açúcar no nosso cérebro?

red and white mouth plastic toy and food plastic toys

Foto por rawpixel.com em Pexels.com

Todos sabemos que o açúcar em demasia traz várias complicações para o corpo e para o coração. Ingerir açúcar em pequenas quantidades não seja alvo de preocupação, mas muitas vezes também o fazemos sem ter noção. O açúcar pode estar disfarçado com outros nomes nos rótulos e nem nos damos conta. Tenham atenção a termos como glicose, frutose, mel e xarope de milho. O açúcar acarreta muitas consequências no nosso corpo, algumas visíveis e outras nem tanto. Apesar da gordura ser considerada a verdadeira causadora das doenças cardiovasculares, a verdade é que o açúcar também tem um papel importante nisso. O açúcar também aumenta o risco de obesidade. A diabetes também é das doenças mais comuns e conhecidas associada ao açúcar. O açúcar também prejudica a nossa saúde dentária. Contudo quero abordar aqui um tema que não vejo a ser muito falado: os efeitos que este produto viciante tem no cérebro.

O açúcar é conhecido também por ser um vício. Quanto maior o seu consumo, maior é a vontade de o consumir. Ele ativa os recetores gustativos da língua e os sinais enviados para o cérebro ativam as vias de recompensa e causam a libertação da dopamina – a hormona o bem-estar. Quando esta hormona é ativada em grande quantidade e muita vez, começa a criar um vício.

O açúcar prejudica a nossa memória e reduz as nossas habilidades de aprender. Por outras palavras, o nosso cérebro fica mais lento, devido aos danos que o açúcar provoca neste.

A depressão e a ansiedade podem ser causadas ou intensificadas com o consumo desregulado de açúcar, pois podem haver subidas e descidas repentinas no nível de açúcar no sangue, que faz com que ocorram oscilações de humor.

Com isto não quero dizer que o açúcar é o mau da fita, mas pelo contrário. Quero apelar a que tenham atenção áquilo que ingerem e que tentem reduzir o seu consumo, optando por produtos mais naturais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s