Gorduras saudáveis vs gorduras prejudiciais

Hoje trago um tema que em tempos foi alvo da minha curiosidade (altura em que era adolescente e que queria ter um corpão e tal mas isso não interessa). Sempre ouvia falar em gordura, que fazia mal à saúde, ao coração, que estava presente em grande parte da nossa alimentação mas… o que eu não sabia na altura é que há gorduras mais saudáveis em comparação a outras. Outra coisa que não compreendia na altura, é que o nosso corpo também necessita de gordura (e também tornam os alimentos mais saborosos, mas não me vou focar nisso, não é), são fontes de energia que fazem com que o nosso corpo possa funcionar em condições, pois nela contém vitaminas A, D, E e K. Não estou a dizer para agora irem consumir gordura como loucos e ficarem cheios de energia e vitaminas, mas para procurarem saber que gorduras é que ingerem, a quantidade e optarem sempre pelas mais saudáveis. Comecemos pelas gorduras mais saudáveis:

Estas estão presentes nas amêndoas, azeitonas e abacate. E a batatinha frita, como é? Esqueçam o óleo e optem pelo azeite! Essas gorduras também se encontram em peixes gordos, como o salmão e as sardinhas, em óleos vegetais como o de girassol e no óleo de amendoim.

E as gorduras menos saudáveis? Bem… aí é que entram grande parte dos alimentos que gostamos de comer: carnes vermelhas, enchidos, carnes gordas, queijos, manteiga, natas, leite/iogurte gordo e por aí diante…

Contudo temos uma panóplia de gorduras prejudiciais que pode ser substituída por gorduras mais saudáveis: substituir a manteiga por cremes vegetais, substituir a batata frita e bolachas por vegetais crus ou iogurtes  magros, e optar por leite e queijo magro. Os enchidos e as carnes gordas devem ser substituídos por carnes brancas e magras como o frango e o peru.

É preciso dobrar a atenção no que toca aos rótulos dos produtos também. Conhece o que comes e conhecerás o teu corpo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s